quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os Cinco Capitães dos títulos do Brasil

O Brasil não fez uma grande campanha na Copa do Mundo na África do Sul. Isso provavelmente todos concordam, assim como não é dúvida para ninguém a história vitoriosa do único país pentacampeão de futebol do Mundo. E nessas conquistas, o Brasil foi representado por lendários capitães, agora você vai conhecer um pouco mais sobre os cinco jogadores que tiveram a honra de levantar a taça de campeão mundial.

Bellini – 1958
Nome: Hideraldo Luiz Bellini
Nascimento: 7 de Junho de 1938
Cidade: Itapira (SP)
O capitão da primeira conquista. Não que as outras quatro não tenham importância, pelo contrário, mas nada como ser o primeiro a levantar a então Taça Jules Rimet. O jogador começou a carreira e quando foi chamado para formar a dupla titular da zaga brasileira com Orlando em 1958 era jogador do Vasco. Em sua carreira, Bellini nunca primou por ser um gênio da defesa, mas sempre mostrou firmeza e segurança.

Bellini ainda foi para as Copas de 1962 e 1966, em ambas como reserva.
Mauro – 1962
Nome: Mauro Ramos de Oliveira
Nascimento: 30 de Agosto de 1930
Cidade: Poços de Caldas (MG)

Talvez dizer que Mauro tenha sido o maior zagueiro da história do Brasil seja um pouco de presunção, mas não dizer que Mauro foi certamente um dos maiores defensores brasileiros seria um erro muito mais grave. Técnico, Mauro jogava de cabeça de erguida e às vezes nem se sujava em campo.

Mauro reunia condições técnicas de participar da Copa do Mundo de 1950, mas foi preterido por Juvenal. Em 1954, Mauro disputou a Copa. Quer dizer, em partes, o zagueiro do São Paulo sequer saiu do banco e não disputou nenhuma partida. Em 1958 foi reserva de Bellini. Mas em 1962 não teve jeito. O zagueiro que na época era do Santos jogou como titular e assim como Bellini quatro anos antes levantou a taça de campeão.
Carlos Alberto Torres – 1970
Nome: Carlos Alberto Torres
Nascimento: 17 de Julho de 1944
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Apesar de ter disputado apenas uma Copa do Mundo, Carlos Alberto Torres tem presença marcante nela. Ele poderia ter ido para a Copa da Inglaterra, em 1966, mas ficou fora. Depois do fracasso em solo britânico, Carlos Alberto tornou-se titular absoluto da lateral direita. O jogador do Santos foi capitão da equipe que tinha Pelé, Clodoaldo e Gérson com apenas 26 anos.

Além do título, Carlos Alberto fez o último gol da Copa. E que gol! Na vitória contra a Itália, ele marcou o quarto gol. A jogada começou ainda no campo de defesa, passou pela esquerda e chegou ao pé de Pelé que apenas rolou e achou Carlos Alberto Torres livre para finalizar a Copa.

Dunga – 1994
Nome: Carlos Caetano Bledorn Verri
Nascimento:31 de Outubro de 1963
Cidade: Ijuí (RS)
Esqueça o técnico. Lembre apenas do jogador. Dunga leve muito de seu jeito como treinador do que era dentro de campo, sobretudo disciplinador. Na Copa de 1994, Dunga levava consigo a angústia e a vontade de vencer depois do fracasso em 1990, na Itália, naquela que ficou conhecida como “Era Dunga”. Mas na Copa de 1994 foi diferente.

Titular absoluto da seleção, Dunga foi importante na equipe de Parreira. A braçadeira de capitão pelo contrário não era absoluta do volante. Antes de começar a Copa o capitão era o zagueiro Ricardo Gomes. Após a contusão do defensor, a braçadeira foi para o meia Raí. O jogador do São Paulo não foi bem na Copa do Mundo e perdeu o lugar no time. E perdeu o posto de capitão para Dunga.

Cafu – 2002
Nome: Marcos Evangelista de Morais
Nascimento: 7 de Junho de 1970
Cidade: São Paulo (SP)


Poucos jogadores têm a história que Cafu tem com alguma seleção mundial. Ele participou de quatro Copas do Mundo e três finais, recorde que nenhum outro jogador alcançou. A história de Cafu em Copas começou justamente na final contra a Itália, em 1994, depois da contusão de Jorginho.

Em 2002, foi Emerson que se machucou e deu a braçadeira para Cafu. E assim foi o capitão do penta, um atleta exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário