sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pelé, 70 anos


Na data de 23 de Outubro de 1940, Justamente, a setenta anos atrás , uma cidade, pacata e aprazivel das Minas Gerais,a beira do Rio Verde e a 287 km de Belo Horizonte,... "Três Corações" ainda se lembrava dos festejos do seu próprio aniversário, ocorrido trinta dias antes. Naquele mesmo dia os sinos da Igreja Matriz, dobrariam como sempre, talvez pela rotina da religiosidade, como tambem por algo bem especial, que ninguem sabe, ou saberia depois. Apenas mais um fato, e rotineiro, igual a tantos... É que Dna. Celeste, casada com o Sr.João Ramos do Nascimento, estava grávida e naquele dia colocou no mundo, um menino que recebeu o nome de 'Edson'.

A principio mais uma criança para ser criada e educada com muito amor , um menino a correr, com seus brinquedos e fantasias sobre as minas e roças daquela cidade... Seu pai era jogador de futebol no Sul de Minas, conhecido como 'Dondinho'. Com isso, você pode imaginar, o brinquedo favorito do menino 'Edson', que curiosamente passou a ser chamado de "Pelé"...Seu sonho desde pequeno: Ser, igual ao pai,e nada mais.!
Em 1945 a familia mudou-se para Bauru, interior de São Paulo. Já aos 10 anos participava em times infato juvenis. Estimulado pelo pai, montou seu próprio time, que subsistia com o trabalho parituclar de cada garoto. Por sua vêz, "Pelé", trabalhava como engraxate. Aos 11 anos , foi descoberto por 'Waldemar de Brito', um jogador, que o convidou a jogar no 'Bauru Atlético Clube". Mais tarde , no dia 08 de agosto de 1958, o mesmo o levartia para a Vila Belmiro. Assim começava a gloriosa carreira de "Pelé" no 'Santos FC'.

Já o mundo o conheceria na Copa do Mundo da Suécia em 1958, quando o 'Brasil' pela primeira vêz seria campeão...Pelé marcou 6 gols, e surpreenderia o mundo com sua genialidade... Na copa de 1962, machucou-se, e quem brilhou foi o maravilhoso 'Garrincha'... Em 1966, foi uma Copa para ser esquecida... A consagração completa viria em 1970, quando se juntou, vontade e talento de grandes nomes com a liderança e genialidade de um "Pelé"...Na conquista do tri campeonato mundial... O que elevaria sobremaneira a estima do povo brasileiro. Sua importância cresceu, e suas declarações, ganhavam sempre um peso, as vêzes, polêmico! Como um bom filho, de origem humilde, lembrava sempre das outras criancinhas ,e reverenciava sempre seus pais, sem saber , que ao ter 'Dondinho' como modelo, chegaria bem alem, com perfeição invejável e inatingivel!.

Para homenageá-lo, poderia relatar aqui, tantas outras façanhas, como jogadas espetaculares, gols de placa, dribles desconsertantes, o milésimo gol e outros tantos momentos de verdadeiro encantamento para quem gosta do verdadeiro espetáculo! "Tenho certeza, haverá sempre alguem prá contar alguma boa historia, sobre um 'Rei'...Portanto fiquem a vontade". E tudo isso, apesar do tempo implacável, ficará registrada nas memórias prodigiosas, ou nos arquivos recheados de detalhes, que a qualquer momento vem a tona como parametro, para tudo que acontece entre os discipulos de um 'Rei'...que já foi considerado com justiça: "O Maior Jogador de Todos os Tempos"!

Texto retirado do Lance!

QUER VIAGAR NESTE ANO?

DANIEL ROSALIN TURISMO. CLIQUE ACIMA E SAIBA MAIS DETALHES

Nenhum comentário:

Postar um comentário